quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Enquanto isso, no Malibu...

... Semana de correria, de colocar as coisas em dia e em cartazes cidade afora.

Na noite de terça-feira visitamos o Bar Malibu pra conversar com o Rogério sobre a locação do filme. Experiente, dono de bar há anos, ele contou a história daquela esquina que acabou se tornando o Bar Malibu. Disse mais um pouco ainda da sua experiência como dono de bar, dos figuras que conheceu pelas noites e da exigência que fez ao locador das mesas de bilhar: tem que ter feltro vermelho! Depois disso, eu, Wallace e o Veloso, nosso técnico de som, ficamos no bar até de madrugada celebrando a nossa locação. Sim, o Malibu será a locação do filme! O Rogério topou, foi muito gentil com a gente e, esclarecidos os termos do acordo, só nos restava mesmo celebrar.

No dia seguinte, saí pela cidade divulgando o filme, colando os cartazes da seleção de atores. Colégios, cursinhos, bares, lanchonetes, padarias, salões de sinuca. Pronto, agora é continuar a decupagem do roteiro, que é um trabalho minucioso, de idas e vindas. O método de trabalho teve como referência o do Copolla. Ele explica nos extras do Poderoso Chefão que fez uma série de anotações prévias destacando os momentos mais importantes do filme. Depois, as armadilhas mais atraentes da narrativa, aquelas possibilidades de clichês e redundâncias. Então, por fim, como evitar essas armadilhas e procurar sempre manter o sentido do filme. No seu caso, nem tanto através das imagens, e sim através dos diálogos.

Nesta quarta-feira visitei um velho amigo, o professor Teramoto. Feito o convite, ele topou o prazer do desafio: produzir nosso storyboard. Nós o começaremos na próxima semana. Semana que seja tão produtiva quanto esta que ainda estamos correndo...

Fábio Monteiro