segunda-feira, 6 de outubro de 2008

Primeira etapa da decupagem do roteiro

Nesta segunda feira, eu e Monteiro iniciamos a decupagem do roteiro do DDS. Para quem nem imagina o que seja isso, aqui vai uma rápida descrição: "é o planejamento da filmagem, a divisão de uma cena em planos e a previsão de como estes planos vão se ligar uns aos outros através de cortes." Fácil, não?
Pois é. Conseguimos chegar à metade até agora. Nesta terça pretendemos finalizar.
Li os comentários postados aqui em textos anteriores e peço às pessoas que deixem os emails ao fazerem seus comentários, assim podemos retornar, principalmente para quem tem dúvidas. Sobre o teste, por exemplo, não será necessário DRT. Aliás, pretendemos trabalhar com não-atores ou atores iniciantes. Porquê? Bom, isso você só vai descobrir quando assistir ao filme. Ou quando for chamado pra participar dele!

A experiência desta produção conjunta entre a Coágulo e o Magneto tem também proporcionado boas discussões sobre cinema entre nós todos. Esses dias assisti ao "Cão Sem Dono" (http://www.dramafilmes.com.br/caosemdono/) do Beto Brant, e essa semana verei o "No direction Home" do Scorsese. O primeiro tem a ver (e muito) com o que pretendemos no DDS. O segundo é sobre Bob Dylan e isso basta. Temos conversado sobre Coppola e Domingos de Oliveira.
Não está entendendo o que isso tem a ver com o DDS? Bom... Cinema tem dessas coisas. Detalhes, referências, gostos, olhares.
O resto é mistério.


Wallace Puosso


QUER SABER MAIS?

AUMONT, Jacques e MARIE, Michel: "Dicionário teórico e crítico de cinema", Papirus Editora, Campinas, 2003.
BAZIN, André: "O Que é o cinema". Editora Brasiliense, São Paulo, 1991.
BURCH, Noël: "Práxis do cinema". Editora Perspectiva, São Paulo, 1969.